A função das válvulas venosas
O sangue pobre em oxigénio flui de volta para o coração através do sistema venoso. O coração desempenha aqui um papel importante: não só bombeia o sangue sob alta pressão pelas artérias do corpo como também aspira o sangue de volta do corpo para dentro da aurícula direita. A isto chamamos retorno venoso.
Válvulas antirretorno
Contudo, o coração como bomba não é suficientemente forte para garantir o retorno venoso contínuo de partes do corpo distantes do coração. Para facilitar às veias da perna o transporte do sangue para o coração contra a gravidade, as veias no tronco e nas pernas estão equipadas com válvulas. As válvulas venosas são cúspides que crescem para fora das paredes internas dos vasos e se achatam contra a parede do vaso, ou seja, abertas, para permitir que o sangue flua desimpedido na direção do coração.
O retorno venoso é interrompido assim que a pressão nas veias baixa. As válvulas venosas fechadas, em seguida, barram o caminho e impedem que o sangue flua na direção errada. As válvulas venosas funcionam como válvulas antirretorno, as quais só permitem que o sangue flua numa única direção.
Meias de compressão da medi
Aqui pode encontrar mais informações sobre as meias de compressão da medi.