Retorno venoso

Quando o coração bombeia e aspira

Retorno venoso - Retorno venoso

A função das válvulas venosas

O sangue pobre em oxigénio flui de volta para o coração através do sistema venoso. O coração desempenha aqui um papel importante: não só bombeia o sangue sob alta pressão pelas artérias do corpo como também aspira o sangue de volta do corpo para dentro da aurícula direita. A isto chamamos retorno venoso.

Válvulas antirretorno

Contudo, o coração como bomba não é suficientemente forte para garantir o retorno venoso contínuo de partes do corpo distantes do coração. Para facilitar às veias da perna o transporte do sangue para o coração contra a gravidade, as veias no tronco e nas pernas estão equipadas com válvulas. As válvulas venosas são cúspides que crescem para fora das paredes internas dos vasos e se achatam contra a parede do vaso, ou seja, abertas, para permitir que o sangue flua desimpedido na direção do coração.

O retorno venoso é interrompido assim que a pressão nas veias baixa. As válvulas venosas fechadas, em seguida, barram o caminho e impedem que o sangue flua na direção errada. As válvulas venosas funcionam como válvulas antirretorno, as quais só permitem que o sangue flua numa única direção.

Meias de compressão da medi

Diagnóstico e tratamento

Como o sangue retorna ao coração

Várias formas de doença venosa

Doença venosa

Dica sobre o produto

Meias de compressão

A peça de vestuário compressiva ideal

Meias de compressão

O corpo

Veias

Como nossas veias funcionam?

Veias

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
2 Rates
100 %
1
5
5