O sangue acumula-se nas veias
Quando fica em pé ou sentado por longos períodos, a bomba muscular da barriga da perna, que transporta o sangue das pernas, através do sistema venoso, de volta para o coração, deixa de funcionar adequadamente. O sangue acumula-se nas veias. Isto provoca derrame de líquidos nos tecidos adjacentes e as pernas incham.
O mau retorno venoso pode ocorrer também quando os vasos se alargam com as altas temperaturas do verão. As pernas podem inchar em ambientes quentes demais ou em casas com o chão aquecido. Em geral, o inchaço começa nos tornozelos, ponto mais baixo da grande veia safena superficial.
Entretanto, todos os que sofrem com pernas pesadas devem ser examinados por um médico para determinar se os sintomas são causados por uma doença venosa grave.
Pernas pesadas: sinais de doença venosa
O médico pode visualizar o fluxo sanguíneo nas veias por ultrassonografia (Ultrassonografia por Doppler). Ele pode detectar se as veias superficiais ou se o sistema das veias profundas das pernas estão danificados.
Por exemplo, é comum que as válvulas venosas não se fechem mais adequadamente, então o sangue flui para trás nas veias. O sangue acumula-se nas veias e as alarga. Isso danifica ainda mais as válvulas venosas. Se já tem varizes nas pernas, isso é mais um sinal de doença venosa.
Tratamento das veias em caso de pernas pesadas
As doenças venosas devem ser sempre tratadas.
Clique aqui para obter mais informações sobre tratamento das veias.