Pernas inchadas

Se você sofre com inchaço nas pernas e engrossamento do tornozelo ao final do dia, isso pode ter várias causas

Pernas inchadas

O sangue se acumula nas veias

Quando você fica em pé ou sentado por longos períodos, a bomba muscular da panturrilha, que transporta o sangue das pernas, através do sistema venoso, de volta para o coração, deixa de funcionar adequadamente. O sangue se acumula nas veias. Isso provoca vazamento de líquidos nos tecidos adjacentes e as pernas se incham.

O retorno venoso ruim pode ocorrer também quando os vasos se alargam com as altas temperaturas do verão. As pernas podem inchar em cômodos quentes demais ou em cômodos com aquecimento sob o piso. Em geral, o inchaço começa nos tornozelos, ponto mais baixo da grande veia safena superficial.

Entretanto, todos os que sofrem com pernas cansadas devem ser examinados por um médico para determinar se os sintomas estão sendo causados por uma doença venosa grave.

Pernas inchadas: sinais de doença venosa

O médico pode visualizar o fluxo sanguíneo nas veias por ultrassonografia (Ultrassonografia por Doppler). Ele pode detectar se as veias superficiais ou se o sistema das veias profundas das pernas estão danificados.

Por exemplo, é comum que as válvulas venosas não se fechem mais adequadamente, então o sangue flui para trás nas veias. O sangue se acumula nas veias e as alarga. Isso danifica ainda mais as válvulas venosas. Se você já tem varizes nas pernas, isso é mais um sinal de doença venosa.

Tratamento das veias em casos de pernas inchadas

As doenças venosas devem sempre ser tratadas.

Clique aqui para obter mais informações sobre tratamento das veias.

Quão útil é este artigo?