Tenossinovite

Os tendões ligam os músculos aos ossos

Tenossinovite - Tenossinovite

O que é a tenossinovite ?

Bainha do tendão - estes são tubos de tecido preenchido com um fluido lubrificante que rodeiam os tendões como um túnel. Os próprios tendões são cobertos por uma membrana, o epitendineum. Se inflamarem ou mudarem, devido ao esforço excessivo, uma dor desenvolve-se ao longo do tendão.

A causa é principalmente, o excesso de uso do tendão, mas uma desordem inflamatória da articulação também pode causar estes sintomas. Os tendões do pulso são afetados com mais frequência. No entanto, os sintomas podem ocorrer em todos os outros tendões, cujo funcionamento seja através de uma bainha do tendão. Em regra geral, a inflamação da bainha do tendão não é causada por uma infecção, mas é o resultado de excesso de uso repetitivo.

Como começa a inflamação ?

A bainha do tendão impede o tendão de desgastar indevidamente ou de ser exposto à fricção excessiva. O interior da bainha é revestido com líquido sinovial. Isso permite que o tendão deslize para a frente e para trás. Se este sistema de proteção engenhoso for sobrecarregado - por exemplo, por causa de muito desporto ou trabalho monótono de computador, a bainha do tendão fica inflamada. A área afetada dói, incha e fica muitas vezes vermelha.

Sinais e sintomas

O sintoma cardinal é severo com recorrentes pontadas de dor. No início, os sintomas ocorrem acima de tudo, quando a articulação é movida, mais tarde, também dói em repouso. Se a articulação correspondente não estiver suficientemente em repouso ou mesmo imobilizada, os sintomas pioram. Pressionar no local afetado é doloroso. Também poderá ouvir um ruído quando move a articulação.

Prevenção

É melhor evitar movimentos repetitivos e configurar um espaço de trabalho ergonómico em frente ao computador. Se nenhuma destas situações for possível, faça pausas regulares.

Como as tenossinovites podem ser tratadas ?

Sempre que sofremos de tenossinovite, automaticamente temos tendência para manter a nossa mão e braço quietos. Isso é exatamente o que os médicos também recomendam aos seus pacientes. Suportes ou ortóteses de pulso ajudam a imobilizar a articulação. Os dispositivos de pulso como o Manumed ou Manumed active podem promover o processo de cura (na tenossinovite também). Se o local afetado também está inchado e avermelhado, compressas frias podem aliviar os sintomas.

Analgésicos que simultaneamente aliviam a inflamação ajudam, em caso de dor severa. A tenossinovite aguda geralmente dura alguns dias. Às vezes torna-se crónica e só cura após semanas ou meses. Uma vez a inflamação resolvida, o pulso está novamente apto. Para evitar um excesso de esforço no futuro, recomendamos um tratamento de acompanhamento com a supervisão de um fisioterapeuta.

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
3 Rates
73 %
1
5
3.65