Fratura vertebral

A osteoporose está associada a uma diminuição anormal da densidade óssea, o que pode levar a fracturas vertebrais. Esta situação afecta geralmente as vértebras da coluna torácica ou da coluna lombar. Quando a densidade óssea é reduzida, uma pequena quantidade de força é frequentemente suficiente para causar fracturas.

Fraturas vertebrais

Fratura vertebral com osteoporose

Normalmente as fracturas vertebrais são resultado de grandes forças, por exemplo, as que resultam de uma queda. Outra causa de fracturas vertebrais pode ser a osteoporose, uma doença do esqueleto relacionada com o metabolismo. Esta conduz a uma redução da massa óssea e a uma maior suscetibilidade a fracturas da coluna torácica e da coluna lombar. Os tumores ósseos e as metástases também podem levar a que os ossos se partam mais facilmente.

A densidade óssea descreve o rácio entre a massa óssea mineralizada e o volume ósseo. Na osteoporose, tanto a densidade como a massa óssea diminuem - e não apenas em pessoas idosas. No caso de um doente ter sofrido a sua primeira fratura vertebral, devem ser iniciadas medidas terapêuticas para assegurar que as fracturas subsequentes possam ser evitadas, sempre que possível.

Sintomas de uma fratura vertebral: reconhecer os sinais

Uma fratura vertebral raramente passa despercebida porque é geralmente dolorosa. Antes de o médico fazer uma radiografia para chegar a um diagnóstico preciso, os seguintes sinais podem ser indicativos de uma fratura vertebral:

  • dor causada por pressão, pancadas e compressão na secção afetada
  • elevações ou lacunas palpáveis na coluna vertebral
  • amplitude de movimento da coluna vertebral limitado
  • postura adaptada
  • enrigecimento da musculatura

Se a medula for afetada, podem surgir perturbações associadas abaixo do nível da fratura ou falhas neurológicas:

  • Perturbações do controlo da bexiga e do reto
  • Perturbações sensoriais
  • Reflexos hiper-elevados ou enfraquecidos
  • Sinais de paralisia

Por vezes as fracturas vertebrais podem ser completamente isentas de sintomas!

Tratamento da fratura vertebral: cirúrgico ou não cirúrgico

Uma fratura vertebral é tratada por um médico, neste caso um especialista em ortopedia, de forma não cirúrgica ou cirúrgica, dependendo do tipo de fratura, da extensão dos danos e da incapacidade do doente.

O tratamento mais adequado depende de cada caso individual - por exemplo, se a fratura é estável ou instável. No entanto, a idade do doente, o seu estado geral, a presença ou extensão de dores crónicas e as suas preferências pessoais também desempenham um papel importante.

Tratamento não cirúrgico das fraturas vertebrais

Regra geral, se uma fratura for estável  o tratamento inicial é não cirúrgico.

No caso de fracturas vertebrais osteoporóticas agudas e estáveis, a diretriz da Associação de Osteologia recomenda a utilização de uma ortótese de correção postural da coluna vertebral (informações em https://dv-osteologie.org/). As ortóteses Spinomed da medi são, portanto, um componente terapêutico importante no tratamento da osteoporose

Tratamento cirúrgico das fraturas vertebrais

Nas fracturas vertebrais osteoporóticas, as vértebras fracturadas podem ser estabilizadas cirurgicamente. Neste caso, são geralmente utilizados dois procedimentos.

Vertebroplastia: O cimento ósseo é injetado na vértebra fracturada, a partir da qual se espalha por toda a estrutura óssea saudável. Os medicamentos para a osteoporose (por exemplo, bifosfonatos) também podem ter um efeito nestas estruturas intactas.

Cifoplastia: Neste procedimento o cirurgião insere um balão na vértebra fracturada. Este é depois preenchido com cimento ósseo, que endireita e estabiliza parcialmente a vértebra. Ao contrário da vertebroplastia, a estrutura óssea remanescente no corpo vertebral é destruída pelo balão.

Produtos medi: ortóteses Spinomed

No passado os doentes com osteoporose usavam um espartilho rígido após uma fratura vertebral. Atualmente, existem ortóteses específicas que se adaptam aos movimentos naturais do doente, que se ajustam de forma segura e que são confortáveis de usar.

Estas ortóteses de correção postural da coluna vertebral podem ser prescritas por um médico, se necessário. A eficácia das ortóteses Spinomed foi confirmada em dois estudos clínicos. Um dos efeitos é que o Spinomed fortalece os músculos e pode aliviar a dor: como resultado do efeito de tensão, os músculos das costas e do estômago ficam tensos de forma reflexa (= biofeedback). A tendência para balançar e o risco de quedas e possíveis fracturas subsequentes podem ser reduzidos e a respiração melhorada.1,2 ​​​​​​​

Outros elementos fundamentais do tratamento da osteoporose, de acordo com as directrizes, são a medicação e os conceitos de movimento.2   

Fontes:

1 Pfeifer M et al. Die Wirkungen einer neu entwickelten Rückenorthese auf Körperhaltung, Rumpfmuskelkraft und Lebensqualität bei Frauen mit postmenopausaler Osteoporose. Eine randomisierte Studie. Am J Phys Med Rehabil 2004;83(3):177-186.

2 Pfeifer M et al. Die Wirkungen von zwei neu entwickelten Rückenorthesen auf Rumpfmuskelkraft, Körperhaltung und Lebensqualität bei Frauen mit postmenopausaler Osteoporose. Eine randomisierte Studie. Am J Phys Med Rehabil 2011;90(5):805-815.