Distúrbios venosos

Distúrbios venosos

Os distúrbios venosos são um problema comum: 90% dos adultos na Alemanha passam por alterações nas veias das pernas.¹ Dependendo da severidade, podem variar desde alterações estéticas, como telangiectasias, a trombose profunda ou úlcera de perna. Descubra o que pode fazer para o evitar e quais as opções terapêuticas possíveis.

  •  

O que são distúrbios venosos?

Um sistema venoso enfraquecido não consegue transportar sangue suficiente para o coração. Inicialmente os distúrbios venosos manifestam-se visualmente, como por exemplo as veias reticulares ou inchaço temporário dos tornozelos. Eventualmente estes distúrbios podem levar a veias varicosas  e a insuficiência venosa crónica, incluíndo  a úlcera venosa de perna. Podem ainda contribuir para o desenvolvimento de doença venosa aguda, como a trombose venosa profunda. 

Sinais de doença venosa

Sinais de doença venosa

Pernas pesadas, cansadas, comichão, dormência ou tornozelos inchados podem ser os primeiros sintomas do enfraquecimento das paredes venosas. Veias reticulares ou varicosas são sintomas visíveis. Reconhecer os sintomas, consultar o médico atempadamente e aprender novos comportamentos pode ajudar o sistema venoso, complementando a terapia correta, e aliviar significativamente os sintomas.

Doenças venosas
Úlcera de perna

Úlcera de perna: uma ferida mal curada

As doenças venosas crónicas podem causar úlceras venosas nas pernas, úlceras mal curadas e exsudativas. A úlcera de perna é a forma mais severa de insuficiência venosa e decorre normalmente de um distúrbio venoso não tratado. Descubra o que pode fazer para evitar úlceras venosas e conheça as opções de tratamento nos casos em que a úlcera já esteja presente.

Informação sobre úlceras de perna
Cirurgia vascular

Cirurgia vascular

Existem vários procedimentos cirúrgicos para o tratamento das veias patologicamente alteradas. O médico escolhe as medidas terapêuticas mais adequadas em função da severidade da doença e das características do paciente. Conheça os tratamentos disponíveis para as doenças venosas.

Mais sobre cirurgia vascular
  •  

Que médico trata os distúrbios venosos?

O primeiro contato é geralmente feito com o médico de família, que poderá encaminhar para uma consulta de especialidade: angiologia e cirurgia vascular.

  •  

Distúrbios venosos: informação para profissionais de saúde

Informação para profissionais de saúde sobre insuficiência venosa crónica.

Informação para profissionais