Tratamento de patologia venosa

A compressão é essencial

elegance

Tratamento com compressão

A compressão é considerada o tratamento  base para a insuficiência venosa. Tem um impacto na prevenção e redução da sintomatologia associada a complicações decorrentes da insuficência venosa.

Ação do tratamento com compressão:

  • elimina a congestão venosa, promovendo o retorno venoso
  • restaura a funcionalidade de válvulas venosas com insuficiência na medida em que a pressão exercida externamente restringe o volume venoso
  • descongestiona os tecidos circundantes e promove o transporte do liquido intersticial e dos resíduos metabólicos acumulados

A terapia com compressão também previne:

  • a formação de novos edemas
  • a formação de trombos e subsequente embolia pulmonar, pois a pressão exercida pela compressão impede o deslocamento do trombo, promovendo a sua regressão ou mesmo dissolução completa.

Nesta secção encontra informação sobre os benefícios que poderá alcançar através do uso regular e consistente de dispositivos de compressão médica adaptados às necessidades específicas dos seus pacientes. Pode também conhecer melhor os beneficios do uso da compressão para outras indicações.  

Mais informação sobre os nossos dispositivos de compressão para o tratamento da insuficiência venosa.

Dicas úteis para os seus pacientes

Quer sejam exercícios ou dicas úteis para o dia-a-dia – compilámos esta informação especialmente para os seus pacientes.

90% da população adulta na Alemanha tem sinais de disturbios venosos nos membros inferiores. Os dispositivos de compressão médica são a base do tratamento das doenças venosas, promovendo o normal funcionamento das valvulas venosas. Em contexto de consulta, dê aos seus pacientes dicas sobre o seu tratamento.

Dicas de dieta e vestuário

Os pacientes podem aliviar a pressão sobre o seu sistema venoso com uma dieta rica em fibras (por exemplo frutas, legumes, cereais integrais, vegetais crus ou saladas) e muitos líquidos. Um adulto deve consumir pelo menos dois litros de água por dia (ou chá sem adoçantes) - especialmente durante os meses quentes.

Aconselhe os seus pacientes sobre o calçado mais adequado. O ideal é, sempre que possível, usar saltos rasos e solas flexíveis. Andar descalço é muito saudável. No que diz respeito à roupa, devem ser evitadas peças muito apertadas, em especial na zona pélvica e na região das ancas.

Dicas para o dia-a-dia

Os pacientes podem também contribuir para se manterem saudáveis  no seu dia-a-dia e no seu trabalho.

Evitar pegar em pesos

O levantamento de pesos, por exemplo quando está a fazer compras, pressiona o sangue no sentido distal, colocando uma pressão adicional sobre as veias dos membros inferiores. Por isso os pacientes devem evitá-lo. O uso de um carrinho de compras é útil quando tiver de transportar pesos.

Sentar-se corretamente

Nas atividades e no trabalho que exijam estar sentado por longos períodos, devemos certificar-nos de que as coxas suportam o mínimo de peso possível. Também não é aconselhado deixar os pés pendurados.

Subir escadas

Aconselhe os seus pacientes a usar as escadas em vez do elevador sempre que surja a oportunidade. Este exercício promove o funcionamento da bomba muscular gemelar.

Correr no mesmo sítio

Se os seus pacientes trabalham em pé, aconselhe-os a correr sem sair do sítio de vez em quando. Assim podem continuar a trabalhar e ainda aliviar a pressão sobre as veias.

Dicas para períodos de lazer

Os pacientes ficarão agradecidos por lhes dar dicas que os ajudem a melhorar a sua saúde venosa.

Poderá aconselhá-los sobre o desporto mais adequado à sua situação, como descansar corretamente e quais os exercícios que deverão praticar .

Desporto

São recomendáveis desportos e exercícios suaves e rítmicos, como caminhadas, natação, ciclismo, dança. Desportos com mudanças abruptas de direção e movimento, tais como ginástica, artes marciais, ski, snowboard ou desportos com bolas, não são tão adequados.

Descanso

Assegure-se de que os pacientes sabem a importância do descanso e do sono adequados. É aconselhável manter as pernas elevadas durante os periodos de descanso.

O calor e as veias

O calor pode causar um acréscimo de pressão sobre o sistema venoso. O calor aumenta a distensão das veias, dificultando o  retorno venoso.

Por favor aconselhe os seus pacientes a:

  • Evitar banhos de imersão quentes. A melhor alternativa é passar o chuveiro nas pernas com água fria. Isto causa a contração das paredes das veias, estimulando o retorno venoso.
  • Relaxar na sombra, pois também os banhos de sol causam stress adicional sobre o sistema venoso. Andar descalço na água fria é outra forma de aliviar a tensão sobre o sistema venoso.
  • Não é contra-indicado o uso da sauna ou banhos termais. Aconselhe os seus pacientes relativamente à frequência com que devem fazer este tipo de atividades.

Encontre mais dicas para um estilo de vida saudável no nosso portal de saúde.