Sistema venoso

O caminho do sangue de volta ao coração

Sistema venoso - Sistema venoso

Anatomia do sistema venoso

O sistema venoso é a parte do sistema circulatório em que o sangue é transportado da periferia de volta para o coração. Podemos distinguir entre o sistema venoso superficial e o profundo.

O sistema venoso superficial subcutâneo nas pernas inclui a veia safena magna e a veia safena parva. É através dele que o sangue é transportado a partir da superfície (pele e tecidos subcutâneos), de onde conduz para as veias profundas.

O sistema venoso profundo inclui as veias ilíaca, femoral, poplítea e femoral profunda. As veias profundas geralmente correm paralelas às artérias correspondentes.

Estes dois sistemas venosos são separados um do outro por fáscia de tecido conjuntivo e músculos, e estão ligadas por um terceiro sistema venoso - as veias perfurantes (ou veias comunicantes).

A parede venosa é composta por três camadas:

  • íntima (camada interior)
  • média (camada do meio) e
  • adventícia (camada exterior)

As paredes das veias são mais finas do que as das artérias. São mais distensíveis porque contêm menos fibras elásticas e musculares.

O sistema venoso

Enquanto as artérias transportam sangue do coração para o corpo, as veias transportam o sangue pouco oxigenado de retorno ao coração – contra a gravidade. Esta função é auxiliada pela chamada bomba muscular nos músculos das pernas e nas válvulas venosas. Como uma válvula, estas impedem que o sangue tenha um fluxo de retorno para a perna. Se este sistema começar a falhar, o sangue se acumula nas pernas. Desenvolvemos telangiectasias, veias varicosas, inflamação venosa e, em estágios muito avançados, úlceras venosas nas pernas.

Válvulas venosas - componentes importantes do sistema venoso

As veias contêm válvulas em forma de crescente, em intervalos mais longos no lúmen, que dividem os vasos longos em segmentos. Estas válvulas abrem-se assim que o sangue é empurrado para cima, no sentido do centro do corpo, contra a gravidade, e fecham no momento em que o sangue “para” e começa a fluir para trás.

Meias de compressão da medi

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
7 Rates
77 %
1
5
3.85