Veias

Veias saudáveis ​​- uma raridade

Veias

A função das veias

Apenas 10% das pessoas na Alemanha têm veias saudáveis. Noventa por cento sofrem de doenças venosas.1 Isso pode manifestar-se com pernas inchadas e cansadas, varizes ou uma trombose. Como funcionam as veias, como podemos ajudá-las?

Um sistema amplamente ramificado de vasos sanguíneos transporta o sangue pelo corpo. Os vasos sanguíneos dividem-se em artérias e veias, dependendo da direção em que o sangue flui. O coração bombeia o sangue pelas artérias até à parte mais ínfima do corpo, fornecendo oxigénio às células.

Importância do sistema venoso

Em contraste, a missão do sistema venoso é transportar o sangue desoxigenado do corpo de volta para o coração e, a partir daí, para os pulmões. Inúmeros vasos minúsculos, chamados capilares e vénulas, recolhem o sangue usado e desoxigenado de todo o corpo e transferem-no para as veias, para que seja transportado de volta para o coração. Todos os dias cerca de 7000 litros de sangue fluem de volta para o coração através do nosso sistema venoso. O sangue desoxigenado no sistema venoso é mais escuro do que o sangue oxigenado nas artérias.

Outra característica diferenciadora é a pressão sanguínea, que é consideravelmente mais baixa nas veias do que nas artérias. As veias são como o sistema de baixa pressão na nossa circulação. Muitos vasos no sistema venoso correm paralelos às artérias. Mas também existem muitas outras veias que não correm ao lado de uma artéria, especialmente no tecido adiposo subcutâneo dos braços e das pernas. Por isso, o nosso sistema venoso é maior e mais denso do que o sistema arterial.

Classificação anatómica das veias

As veias estão divididas pelas diferentes partes do corpo:

  • Veias da cabeça
  • Veias do braço
  • Veias abdominais
  • Veias da perna

O sangue dos órgãos abdominais passa inicialmente através da chamada veia porta para o fígado, onde é filtrado antes de continuar a ser transportado para o coração. São vários os sistemas das veias das pernas. A maior parte do transporte de retorno nas pernas é realizada pelas veias profundas da perna, que correm através dos músculos. O restante sangue flui de volta pelas veias superficiais da perna, as quais vão dos tornozelos até à cavidade do joelho ou à virilha, onde se ligam às veias profundas da perna. Para vencer os cerca de 1,5 m das pernas, a mãe natureza equipou as nossas veias com uma solução brilhante. No lúmen, as cúspides tipo válvulas apenas permitem a passagem do sangue na direção do coração, como um barco num dique. Se o sangue subir pela perna, em resultado da pressão exercida pelas bombas das articulações e dos músculos, as válvulas abrem; se o sangue quiser voltar a descer pela perna, sob o efeito da gravidade, elas fecham.

Quando as veias se dilatam, recorra à compressão

O exercício físico mantém as veias em movimento.

Quando contraímos os nossos músculos para andar, eles apertam as veias. Isso bombeia o sangue para cima e para fora das barrigas das pernas para o coração. É daí que vem o termo "bomba muscular da barriga da perna". Depois da contração, a pressão nas veias esvaziadas baixa e mais sangue pode ser sugado, o que explica a razão pela qual o exercício físico é tão importante para uma função venosa saudável.

Sem exercício físico, os músculos não conseguem exercer pressão mecânica sobre as veias, as quais vão dilatando e impedindo as válvulas no seu interior de fecharem convenientemente. O sangue acumula e as veias superficiais, que não são estabilizadas pelos músculos, dilatam. Isso é percetível pela sensação de tensão e de pernas cansadas e pesadas, e visível pelo inchaço, pelas varizes ou veias varicosas sinuosas.

É aqui que as peças de compressão medicinal podem ajudar. Com o seu gradiente de pressão definido (tecnologia medi compression), as peças de compressão mediven reduzem o diâmetro das veias. Isso permite que as válvulas voltem a fechar dentro das veias e transportem o sangue mais rapidamente em direção ao coração. As pernas tensas relaxam, impedindo a formação de coágulos sanguíneos (trombose). Graças ao tratamento, os utilizadores beneficiam de novo de uma melhor sensação de bem-estar e de segurança.

1 Orthopädie Technik (5/2013): Therapie mit medizinischen Kompressionsstrümpfen in Deutschland, Ergebnis der Bonner Venenstudien I und II. [Orthopädie Technik (5/2013): Tratamento com peças de vestuário de compressão medicinal na Alemanha, resultados de Bonn Vein Studies I e II].

Meias de compressão da medi

Aqui pode encontrar mais informações sobre as meias de compressão da medi.

Meias de compressão da medi
Meias de compressão da medi

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
0 Rates
0 %
1
5
0