O que são doenças venosas?
Veias varicosas, inflamação venosa, trombose – as doenças venosas estão muito difundidas. Muitos homens e mulheres na Alemanha sofrem de doença venosa crônica. A predisposição para isto está, frequentes vezes, programada geneticamente, mas fatores como estar de pé ou sentado no trabalho durante muito tempo, obesidade e falta de exercício físico também desempenham um papel importante. Pernas cansadas e pesadas, prurido ou tornozelos inchados podem ser sinais de insuficiência venosa. Alterações venosas podem ser eficazmente neutralizadas interpretando os sintomas adequadamente e tomando medidas preventivas precoces.
Indícios e sintomas
As primeiras alterações em suas veias da perna começaram muito tempo antes de você descobrir veias varicosas ou outros indícios visíveis. Pernas cansadas ou com coceira, tornozelos inchados à noite, prurido ou dor nas pernas são os primeiros sinais de alterações nas veias. As chamadas “veias de alerta”, um círculo de veias distendidas no tornozelo, é um indício importante e precoce.
Mais tarde, estas são seguidas de tumefação devido a acumulação de água, as chamadas “pernas grossas”. Você deve consultar um flebologista, para que ele possa escolher o tratamento mais adequado para você. A propósito: o exame é totalmente indolor e não apresenta qualquer risco.
Fatores de risco
A insuficiência venosa é frequentemente de origem genética. Mas outros fatores como frouxidão básica no tecido conjuntivo, gravidezes e alterações nos hormônios favorecem os distúrbios venosos. O álcool, que relaxa os vasos sanguíneos, pode também ter um efeito significativo, tal como a obesidade e os problemas digestivos persistentes. Hábitos como estar de pé ou sentado durante muito tempo e a falta de exercício físico são também desfavoráveis.
Prevenção

Detecção precoce e prevenção impedem que afecções venosas muito graves cheguem a acontecer.
"É melhor caminhar e deitar em seguida do que estar sentado e de pé todo o tempo" é a norma principal da Liga Alemã de Doenças Venosas. Muito exercício físico e exercícios específicos para as veias também mantém suas veias saudáveis e elásticas. A alternância de contração e relaxamento muscular nas pernas mantém efetivamente seu sangue em movimento. As duchas quentes e frias também são um tipo de tratamento para suas pernas.
Comece a usar vestuário de compressão regularmente. Deste modo, você não só prevenirá telangiectasias e veias varicosas. Em muitos casos, será suficiente vestuário nas classes de compressão menores. As lojas de produtos cirúrgicos vendem modelos de última linha que nem mesmo parecem meias de compressão.
A propósito de estilo: deixe mais vezes seus saltos altos no armário e use sapatos rasos. Motivo: com saltos altos, os músculos dos pés ficam bastante inativos e é menor a pressão que os músculos exercem no sistema venoso. Com sapatos rasos, pelo contrário, os pés podem se mexer mais facilmente, o que, por sua vez, ativa a bomba do músculo da panturrilha.
Dicas para o dia-a-dia
- Mexa-se tanto quanto possível. Mude frequentemente de posição, levante as pernas, se possível (p. ex., enquanto fala ao telefone).
- Alimente-se de forma leve e equilibrada.
- Reduza um eventual peso excessivo.
- Vista roupa confortável e larga.
- Escolha sapatos de salto baixo e cómodos.
- Molhe os seus pés regularmente com água fria. Alternar entre água quente e água fria reforça os tecidos conjuntivos.
- Introduza como rotina uma sessão diária de alguns minutos de ginástica para as veias.
- Use palmilhas se tiver pé chato ou antepé chato.
- Utilize meias de compressão medicinal.
Como podem ser tratadas as doenças venosas?
As doenças venosas não são curáveis, mas respondem bem ao tratamento. Há muitos métodos de tratamento, mesmo em quadros clínicos avançados. Os mais importantes destes tratamentos são tratamento de compressão e cirurgia venosa.