Luxação e instabilidade do ombro

A luxação da articulação do ombro e as suas consequências

luxação do ombro

O que é a luxação do ombro?

A luxação do ombro refere-se à sua deslocação. É uma das lesões mais comuns da articulação do ombro.1

Existem dois tipos de luxação do ombro: se ocorrer um traumatismo, trata-se de uma luxação aguda do ombro. Se ocorrer durante as atividades diárias ou mesmo durante o sono, os especialistas falam de uma "luxação habitual do ombro".

O ombro é uma articulação esférica mantida unida por músculos, tendões e ligamentos. A deslocação do ombro pode levar a instabilidades, levando a uma situação em que a extremidade do úmero já não está centrada na articulação. Para além da instabilidade, as luxações do ombro conduzem frequentemente a outras lesões concomitantes, incluindo:

  • Desgaste na cartilagem ou no osso do bordo (chamado labrum) da cavidade (lesão de Bankart)
  • Defeito na cabeça do úmero (lesão de Hill-Sachs)
  • Lesão da cápsula articular
  • Rutura da coifa dos rotadores
  • Lesão dos nervos e/ou vasos sanguíneos circundantes

Instabilidades da articulação do ombro

Em caso de instabilidade, a articulação deixa de ser guiada de forma estável devido à perda de contacto entre a extremidade do úmero e a cavidade, o que limita a sua função.

O resultado: dor e risco de desenvolver artrose prematura (desgaste da articulação), uma vez que a cartilagem da articulação pode ficar danificada.

Sintomas e sinais: dor e edema no ombro

O desalinhamento do ombro resultante de uma deslocação do mesmo pode provocar dores fortes e edema, bem como uma restrição dos movimentos.

Por vezes, um ombro desloca-se e no momento seguinte volta a encaixar-se na articulação, o que significa que não existe qualquer desalinhamento óbvio. O médico examinará então se existem outras lesões e iniciará os passos terapêuticos necessários.

Causas e fatores de risco de uma luxação do ombro

Para o tratamento, é importante saber se a luxação foi causada por um traumatismo ou em atividades diárias:

Luxação traumática:

A maioria das luxações do ombro é causada pelo exercício de uma força elevada sobre a articulação, por exemplo, em acidentes.

Luxação atraumática:

As luxações habituais e espontâneas do ombro ocorrem mais frequentemente em doentes nos quais a articulação do ombro não está suficientemente estabilizada pelos ligamentos e músculos do corpo. Outros factores de risco: se os músculos da coifa dos rotadores ficarem fracos, o ombro também pode deslocar-se mais facilmente. As luxações do ombro podem ocorrer mais frequentemente quando se praticam desportos de alto risco como, por exemplo, o alpinismo.

Prevenção de uma luxação e de uma fraqueza articular do ombro

As quedas são imprevisíveis e, por isso, difíceis de evitar. Uma coifa dos rotadores reforçada é um pré-requisito para a centralização segura da extremidade do úmero no encaixe da articulação. As pessoas afectadas por uma instabilidade congénita da articulação do ombro ou por uma luxação habitual (luxação que ocorre repetidamente durante determinadas sequências de movimento e sem força) devem, por isso, treinar bem a coifa dos rotadores e evitar desportos de alto risco.

Tratamento das luxações e instabilidades da articulação do ombro

O mais importante após uma luxação do ombro é o seu correto reposicionamento, que só deve ser feito por profissionais, de modo a evitar lesões.

Em seguida, devem ser esclarecidos quais as lesões sofridas na articulação. Uma lesão do ombro com luxação provoca frequentemente danos nos tecidos moles e , em alguns casos, lesões nos ossos envolvidos. Estas são diagnosticadas através de uma imagem de raio X. Os danos nos tecidos moles são diagnosticados através de uma ressonância magnética.

O objetivo do tratamento de uma luxação do ombro é assegurar que a articulação lesionada fica permanentemente estabilizada e capaz de suportar peso novamente após a sua recuperação. A recuperação e o tempo de tratamento dependem da gravidade da lesão. Este objetivo terapêutico pode ser alcançado através de um tratamento cirúrgico ou conservador. Os médicos prestam especial atenção aos seguintes factores:

  • História do acidente: Como é que ocorreu a luxação do ombro?
  • Qual a idade e a atividade do doente?
  • Como se caracteriza o tecido (hipermobilidade, hiperlaxidão)?

A fisioterapia de acompanhamento, tanto durante o tratamento conservador como durante o tratamento cirúrgico, serve para o reforço direcionado dos músculos do ombro.

Tratamento conservador para a luxação do ombro

Nas directrizes² , o tratamento conservador só é recomendado para a primeira luxação traumática numa idade mais avançada e sem lesões concomitantes.

Tratamento cirúrgico da luxação do ombro

A cirurgia é realizada principalmente em doentes jovens e fisicamente activos que praticam desportos de contacto e de alto risco. Trata-se do tratamento de lesões ósseas e de lesões pronunciadas dos tecidos moles. Se, apesar do tratamento conservador, existir instabilidade crónica, o médico pode aconselhar a cirurgia.

Que médico trata uma luxação do ombro?

A luxação do ombro é tratada por médicos especialistas em ortopedia e traumatologia.

Órteses para apoio do processo de cicatrização em caso de luxação do ombro

As ortóteses desempenham um papel importante no tratamento posterior das luxações do ombro. Dependendo das fases de cicatrização e da respectiva situação do doente, são utilizadas diferentes variantes.

Na fase inicial de imobilização, o ombro deve ser estabilizado e receber o alívio necessário. Consoante a situação do paciente, o ombro pode ser posicionado em abdução, em posição neutra ou em rotação interna através de uma ortótese. A medi dispõe de ortóteses de imobilização adequadas às várias opções de posicionamento. Estas incluem:



Fontes

Ina Aschenbrenner, Prof. Dr. Peter Biberthaler, Deutsche Gesellschaft für Unfallchirurgie, Definition Schulterluxation, Online veröffentlicht unter: www.dgu-online.de/patienten/haeufige-diagnosen/sportler/schulterluxation-schulterausrenkung.html (Letzter Zugriff 30.09.2020)

S1-Leitlinie Schultergelenk-Erstluxation. Stand 11.09.2017. Online veröffentlicht unter: www.awmf.org/leitlinien/detail/ll/012-012.html (Letzter Zugriff 30.09.2020)

*Uso previsto
A medi Shoulder action é uma ortótese para limitação da amplitude de movimento do ombro.