Lesões dos ligamentos cruzados

Uma lesão do ligamento cruzado posterior só ocorre na sequência de grande violência, como num acidente de carro ou do género

Lesões dos ligamentos cruzados

Lesões nos ligamentos na articulação do joelho são frequentes no desporto

Normalmente, ocorre uma extensão excessiva ou uma ruptura dos ligamentos cruzados, por acção directa ou indirecta de força quando, p. ex., um movimento de rotação na patela é interrompido abruptamente.

Também acontecem frequentemente lesões dos ligamentos na articulação tibiotársica, em actividades desportivas. Podem ocorrer rupturas dos ligamentos externos e lesões das cápsulas da articulação tibiotársica, sobretudo devido a torção do pé ao aterrar.

O problema crucial com os ligamentos

Apesar de ser tão forte quanto o ligamento cruzado posterior, o ligamento cruzado anterior lesiona-se muito mais frequentemente, seja por completo ou apenas em algumas fibras. Uma ruptura de ligamentos cruzados é uma lesão que acontece associada à pratica de modalidades desportivas de contacto. Em especial, contam-se o judo, o futebol, o esqui e outras modalidades semelhantes. Normalmente, o joelho dobra para dentro e, ao mesmo tempo, o corpo cai para trás.

As fibras na zona de união do ligamento ao fémur rasgam mais frequentemente. Um outro motivo para lesão é uma deformação congénita do ligamento cruzado, que exerce um esforço excessivo permanente até que o ligamento rasga, à mínima provocação. Os pacientes sofrem, muitas vezes, com dores extremamente fortes na zona do joelho, o qual incha nas primeiras horas. Um outro sintoma é um derrame articular.

Rate this Content

 
 
 
 
 
 
 
Rate
 
 
 
 
 
 
0 Rates
0 %
1
5
0