Cifose

A cifose pode ser uma consequência de osteoporose avançada. Ocorre geralmente devido a colapsos da coluna vertebral. O seu aumento está associado a uma diminuição notável da estatura do doente.

Cifose

A osteoporose pode levar a um desalinhamento cifótico

São principalmente as mulheres na pós menopausa e as idosas as mais afectadas por uma hipercifose causada pela osteoporose. 

A hipercifose não só é muito dolorosa, como o desalinhamento desloca o centro de gravidade do corpo para a frente. A cifose patológica (neste caso, o aumento da inclinação da coluna torácica para a frente) altera o equilíbrio estático do corpo e aumenta a tendência para balançar. Isto pode levar a um maior risco de queda.

Além disso, pode resultar numa redução da função pulmonar, dificultando a respiração.

Causas de uma cifose associada à osteoporose

A redução da densidade óssea causada pela osteoporose pode levar a uma hipercifose, especialmente em mulheres que sofreram alterações hormonais relacionadas com a menopausa.

Saiba mais sobre as causas da osteoporose

Na osteoporose, os ossos perdem densidade e estabilidade. As fracturas osteoporóticas são particularmente comuns na coluna vertebral. Como resultado, as vértebras colapsar. Isto é conhecido como uma fratura de compressão vertebral osteoporótica, que pode levar a uma hipercifose.

Sintomas e sinais de cifose

Os sintomas de uma hipercifose são o aumento visível da curvatura da coluna torácica (hipercifose) e dores crónicas nas costas. Esta situação deve-se principalmente às alterações de equilíbrio que afectam toda a coluna vertebral a longo prazo. O aumento da cifose pode provocar o encurtamento, o endurecimento e a rigidez dos músculos e dos tendões. Se a dor nas costas surgir subitamente, uma das coisas que o médico irá considerar é uma fratura vertebral aguda. Uma radiografia ajudará a obter um diagnóstico exato.

Imagens da evolução de uma coluna com hipercifose

coluna com hipercifose

A hipercifose causada pela osteoporose pode ser prevenida?

Toda a gente pode fazer alguma coisa para tentar prevenir a osteoporose e, consequentemente, também a hipercifose: o movimento, o treino muscular e uma dieta que contenha cálcio nos primeiros anos de vida do doente são factores importantes.

Terapia para cifose

A hipercifose causada pela osteoporose é tratada de acordo com a diretriz S3 sobre profilaxia, diagnóstico e terapia da osteoporose.1

Muitas vezes os pacientes querem saber como eliminar a hipercifose através do treino. Se a osteoporose estiver tão avançada que a hipercifose tenha começado, a deformação da coluna vertebral geralmente já não pode ser totalmente corrigida.

No entanto, em alguns casos, é possível obter uma ligeira melhoria com um treino adequado. Exercícios adaptados podem contribuir para que a hipercifose não se agrave. Além disso, as ortóteses que suportam a coluna vertebral (ver abaixo) ajudam a manter a postura erecta durante o dia.

Qual a especialidade que trata a hipercifose?

O seu primeiro ponto de contacto deve ser o seu médico de família. Este encaminhá-lo-á para um reumatologista, o médico que trata a osteoporose.

Produtos medi: postura correta apesar da osteoporose com o Spinomed

O Spinomed,é um dispositivos médicos que contraria a hipercifose, auxiliando na correção a postural: como componente da terapia da osteoporose desenvolvida por médicos de acordo com as directrizes, activam os músculos das costas e podem reduzir o ângulo cifócito. Devido ao sistema inovador do princípio do biofeedback incita constantemente o utilizador a manter um postura mais correta possível.2,3

 

Fontes:

1 Prophylaxe, Diagnostik und Therapie der Osteoporose bei postmenopausalen Frauen und bei Männern. Leitlinie des Dachverbands der Deutschsprachigen Wissenschaftlichen Osteologischen Gesellschaften e.V. 2017. Online veröffentlicht unter: https://www.awmf.org/uploads/tx_szleitlinien/183-001l_S3_Osteoporose-Prophylaxe-Diagnostik-Therapie_2019-02.pdf (Letzter Zugriff 08.11.2021).

2 Pfeifer M et al. Die Wirkungen einer neu entwickelten Rückenorthese auf Körperhaltung, Rumpfmuskelkraft und Lebensqualität bei Frauen mit postmenopausaler Osteoporose. Eine randomisierte Studie. Am J Phys Med Rehabil 2004;83(3):177-186.

3 Pfeifer M et al. Die Wirkungen von zwei neu entwickelten Rückenorthesen auf Rumpfmuskelkraft, Körperhaltung und Lebensqualität bei Frauen mit postmenopausaler Osteoporose. Eine randomisierte Studie. Am J Phys Med Rehabil 2011;90(5):805-815.