Dispositivos de compressão: efeitos e benefícios

As meias e mangas de compressão médica dão suporte aos sistemas venoso e linfático enfraquecidos em diversas condições.

Dispositivos de compressão: efeitos e benefícios

Como funcionam as meias de compressão médica?

As meias de compressão médica funcionam com a distribuição precisa da compressão definida ao longo da perna: a compressão é mais forte no tornozelo e vai diminuindo ao longo da perna. Isto aplica-se a todos os modelos: meias até ao joelho, até à coxa e collants.

As meias de compressão médica são eficazes sobretudo quando assentam ao paciente como uma «segunda pele». Pode até parecer estranho e apertado ao início, mas logo se irá aperceber do conforto que as meias de compressão lhe dão e de quão benéfico é o uso de compressão. Por este motivo, os técnicos nas lojas da especialidade irão medir vários pontos nas suas pernas, de forma a selecionarem o tamanho que melhor se adapta à sua anatomia, e assim possa usufruir dos efeitos terapêuticos das suas meias de compressão. 

Em contraste, as meias de descanso, que não são dispositivos médicos, não têm um efeito terapêutico.

Para que patologias são usados os dispositivos de compressão médica?

Os dispositivos médicos de compressão são adequados no tratamento de várias situações: são a base no tratamento de distúrbios do sistema venoso, linfedemas e lipedemas, além de serem usados na profilaxia do tromboembolismo venoso em pacientes com mobilidade.

De que forma é que os dispositivos de compressão têm impacto nas nossas veias?

De que forma é que os dispositivos de compressão têm impacto nas nossas veias?

Nos distúrbios venosos, o retorno venoso desde o tornozelo até ao coração não é eficaz devido à distensão da parede das veias e à incompetência das válvulas venosas. Os dispositivos de compressão têm grande eficácia quando combinados com o exercício físico: a atividade muscular aliada à aplicação de uma pressão externa exercida pelos dispositivos de compressão reduz a distensão da parede das veias, aproxima os folhetos das válvulas venosas e torna o retorno venoso mais eficaz. Desta forma, os dispositivos de compressão influenciam positivamente o retorno venoso dos tornozelos até ao coração, evitando a estase venosa e a consequente formação de coágulos sanguíneos e deterioração da função das veias periféricas.

Como fazer a profilaxia da trombose com meias de compressão?

Como fazer a profilaxia da trombose com meias de compressão?

 

O uso de meias de compressão para a profilaxia da trombose é uma medida física que previne a formação de coágulos em pacientes com mobilidade. O objetivo é melhorar o retorno venoso, evitando a estase sanguínea, pela aplicação de uma compressão regressiva nos membros inferiores.

As meias de compressão clínica são meias específicamente desenhadas para a profilaxia da trombose em pacientes com mobilidade reduzida ou imóveis, como os doentes acamados ou após um procedimento cirúrgico.

 

Como funcionam os dispositivos de compressão no lipedema?

Como funcionam os dispositivos de compressão no lipedema?

Utilizar dispositivos de compressão diariamente é parte integrante do tratamento do lipedema. A terapia compressiva pode aliviar a dor e reduzir eventuais edemas. Tal como para o linfedema, a terapia compressiva com malha plana é a recomendada nestes casos, permitindo uma estabilidade ótima de compressão graças à reduzida elasticidade do material.  

Como funcionam os dispositivos de compressão no linfedema?

Como funcionam os dispositivos de compressão no linfedema?

Geralmente os pacientes com linfedema usam meias ou mangas de compressão médica de malha plana durante a fase de manutenção, conseguindo assim manter ou até melhorar os resultados obtidos durante a fase de descongestionamento. Por esse motivo, os dispositivos médicos de compressão devem ser usados como coadjuvante à drenagem linfática manual, ao cuidado da pele e ao exercício.

Os dispositivos de compressão médica têm efeitos secundários?

Normalmente não existem efeitos secundários decorrentes da utilização de dispositivos de compressão médica. No entanto, é aconselhável falar primeiro com o seu médico sobre a eventualidade de existirem contra-indicações para o seu caso em particular.

Porquê dispositivos de compressão médica? E o que acontece se eu não os usar?

Quando o sistema venoso ou o sistema linfático perdem a sua eficácia, os dispositivos de compressão médica fornecem suporte através da aplicação de compressão mecânica externa, como parte do tratamento. Por esse motivo, são indispensáveis no tratamento de doenças do foro venoso ou linfático. Tanto a insufiência venosa como a insuficiência linfática são doenças crónicas (sem tratamento) e progressivas (agravam com o passar do tempo caso não sejam tratadas):

  •   Uma veia varicosa pode degenerar numa úlcera de perna venosa
  •   Sem compressão após drenagem linfática manual, poderá haver nova acumulação de linfa nos tecidos, tornando o tratamento ineficaz e podendo mesmo agravar o estado da doença.