Poliamida reciclada nas meias de compressão – respeito pelos recursos naturais e pelo ambiente

As fibras funcionais feitas a partir de poliamida reciclada têm excelentes propriedades têxteis. Nas meias de compressão médica mediven cotton* utilizamos poliamida reciclada em conjunto com o algodão orgânico. 

Poliamida reciclada nas meias de compressão – respeito pelos recursos naturais e pelo ambiente

O que é a poliamida reciclada?

A poliamida é um material sintético a partir do qual se obtém, entre outros, fibras funcionais para utilização têxtil. A poliamida utilizada no fabrico da mediven cotton* é composta por 60% de material reciclado obtido no fabrico da poliamida.  

Quais são as propriedades da poliamida reciclada?

Com as meias de compressão médica mediven cotton*, a medi tornou-se o primeiro fabricante a utilizar poliamida reciclada certificada na terapia de compressão. Os dispositivos médicos de compressão feitos a partir da poliamida reciclada têm as mesmas propriedades que aqueles feitos de poliamida convencional. São elas:

  • robustez
  • versatilidade
  • mais leve que algodão ou poliéster 
  • respirabilidade

Através do seu excelente controle da humidade, o suor durante a utilização das meias de compressão é reduzido.**­ Enquanto fibra funcional, a poliamida repele a humidade, que assim é libertada em forma de vapor - para uma sensação fresca e seca na perna.   

Saiba mais sobre o efeito termorregulador da mediven cotton*

Poupança de recursos com selo de qualidade: a nossa poliamida reciclada tem certificação GRS***.

Tanto o material como o processo de fabrico da poliamida reciclada  obedecem aos mais elevados requisitos ecológicos e sociais a nível internacional - para uma maior sustentabilidade ambiental e humana.

A Global Recycled Standard (GRS) é o padrão de produto líder em materiais reciclados e identifica os materiais que são efetivamente reciclados e processados de forma sustentável:

Possibilidade de identificação

Deve ser possível identificar o material reciclado utilizado desde a sua origem: o fabricante deve indicar e documentar exatamente em que processo de produção o material originou desperdícios. No caso da mediven cotton*, esse processo é a produção interna do nosso fornecedor de poliamida.

Requisitos ecológicos

  • Para obter a certificação, as empresas precisam de ter um sistema de gestão ambiental que documenta o planeamento anual e a realização dos requisitos ambientais estipulados.
  • Devem ser estabelecidos e verificados objetivos para a redução do consumo de eletricidade e água, desperdício de água, emissão de CO2 e outros desperdícios. 
  • É proibido utilizar substâncias nocivas que põem em perigo a saúde dos trabalhadores ou do ambiente.
A nossa poliamida reciclada tem certificação GRS

Requisitos sociais

  • Proibição, entre outros, de trabalho forçado, escravatura ou tráfico humano - o emprego évoluntário. 
  • Proibição de trabalho infantil.
  • Os trabalhadores têm liberdade de associação e direito à negociação coletiva.
  • Inexistência de discriminação.
  • São obrigatórias condições de higiene e segurança no trabalho. 
  • Os trabalhadores são pagos de forma justa e com um salário digno.
  • As horas de trabalho não podem ultrapassar as 48 por semana, os trabalhadores têm de ter pelo menos um dia de descanso por semana e o trabalho extraordinário não pode ultrapassar as 12 horas por semana. 

A poliamida utilizana no fabrico da mediven cotton* contém 60% de material reciclado obtido no processo de fabrico da poliamida. O processo é transparente - cumpre com todos os requisitos de possibilidade de identificação. O resultado é a poupança de recursos e benefícios para o ambiente! 

A propósito: o processo de fabrico da poliamida reciclada utilizada na mediven cotton* reduz a emissão de CO2 - e os resíduos e consumo de materiais fósseis da sua produção é menor. 

Porque é que a mediven cotton não tem o selo GRS?

Para que o produto final possa ter o selo GRS,  precisa ser composto por um mínimo de 50% de material reciclado. Na mediven cotton* utilizamos poliamida (c. 51%) com 60% de material reciclado.  Em conjunto com a poliamida, utilizamos algodão orgânico (27%) e elastano para o efeito de compressão (c. 22%). Como tal, não atingimos ainda o conteúdo de 50% de material reciclado para obter a certificação.

Como posso ter a certeza que o material não contém substâncias nocivas?

Não são utilizados materiais químicos que afetem a sustentabilidade do produto final na produção da poliamida reciclada. No âmbito da certificação Standard 100 dos materiais reciclados pela OEKO-TEX, verifica-se igualmente a presença de substâncias nocivas. Além disso, deve ser indicada a origem do material reciclado. 

A certificação GRS dos nossos fornecedores também garante que as normas exigidas são cumpridas e mantidas: os nossos fornecedores são auditados e certificados todos os anos. 

 

Observações:

* Uso previsto: mediven cotton
Meia de compressão médica de malha circular utilizada para a compressão dos membros inferiores, em particular no tratamento de distúrbios do sistema venoso.

** UNI EN ISO 62  

*** A poliamida utilizada no fabrico da mediven cotton tem certificação GRS na sua origem. GRS = Global Recycled Standard (www.textileexchange.org)